28 de agosto de 2012

Como é o BRT de Curitiba. Para entender por que o BRT de Belém está mal planejado.


Retomo o assunto do BRT de Belém, sobre o qual falei antes, no postsobre o Ação Metrópole. O que o motiva é, simplesmente, um comentário de uma tia, que, vivendo hoje em Curitiba, e em férias em Belém, observou, enquanto passávamos pela Almirante Barroso, que há um grande problema com o BRT de Belém: o fato de ele ser, simplesmente, um linhão, sem linhas de integração de fato, que cortem a cidade em outras direções.
Foi apenas a observação de uma usuária do BRT mais conhecido do mundo, não de uma especialista. Fiquei pensando se procede. De fato, afinal, o BRT de Belém tem um perfil troncal, sem linhas radiais ou circulares. Em que medida isso pode constituir um problema para um sistema desse gênero?
Bom, antes vejamos melhor como é o BRT de Curitiba. O gráfico abaixo sintetiza sua estrutura geral:

É claro que a expansão urbana de Curitiba se dá num formato radial, ao contrário de Belém, mas o que interessa, de fato, não é o formato, e sim as características desses sistema, as quais seriam:
  •       Ampla acessibilidade com o pagamento de uma única tarifa;
  •       Prioridade do transporte coletivo sobre o individual;
  •       Caracterização tronco/alimentador;
  •       Terminais de integração fechados;
  •       81Km de canaletas, vias ou faixas exclusivas, caracterizando corredores de transporte;
  •       Terminais fora dos eixos principais, que ampliam a integração.
  •       Abrangência Metropolitana.
Nenhuma dessas características estará presente no BRT de Belém. Em primeiro lugar porque o projeto tem visão restrita: é estritamente municipal, não se articula dentro de um programa mais amplo, que pense conjuntamente todos os municípios da região metropolitana – enquanto que a população desses municípios será usuária quotidiana do sistema de transporte instalado.
Em segundo lugar porque, até o momento, ninguém informou como se dará a alimentação/integração do tronco, pelas linhas que o cortam.
A imagem abaixo mostra a extensão do sistema BRT de Curitiba:

Outro ponto a considerar, e que compreendo ser o problema real da observação feita pela minha tia, é que o sistema de BRT de Curitiba é pensado de modo integrado com as diferentes demandas de transporte da cidade, e não como uma via troncal única. O BRT de Belém é concebido como uma via única que, pelo volume de sua demanda e pela alta concentração de empresas de transporte, que continuarão a atuar sem qualquer racionalização (critica que já fiz no posta anterior referido), com suas múltiplas e desnecessárias linhas, irão sobrecarregar essa via única, ampliando o caos em que já se vive, porque não oferece condições de diminuição da sobrecarga.
Como funciona em Curitiba? O conceito é o seguinte: o sistema é sempre pensado como duas vias:
  •    Via Central: Canaleta central exclusiva para a circulação das linhas expressas (transporte de massa) e duas vias lentas para acesso às atividades lindeiras. A via exclusiva confere ganhos significativos para a velocidade operacional das linhas expressas.
  •      Vias Estruturais: Duas vias paralelas à via central com sentido único, situadas a uma quadra de distância do eixo, destinadas às ligações centro-bairro e bairro-centro, para a circulação dos veículos privados. 
Em Belém teremos apenas a via central.
Bom, é claro que se dirá algo como: é o começo, depois haverá uma expansão, nem em Curitiba se fez tudo de uma só vez...
E isso é verdade. Porém, em Curitiba, o sistema surge de um planejamento cuidadoso, dotado de um cronograma de expansão eficiente.
Em Belém não se tem nada disso. Não se pensou no futuro, nem em expansão. Não se tem conceito.
Tem-se a eterna incompetência do prefeito Duciomar e de sua equipe de nulos.

Corredores de Transporte
E por falar em conceito, vamos entender melhor qual é o verdadeiro conceito de um BRT. É o de ser um corredor de transporte – e não, exatamente, uma via.
Por corredor de transporte se deve entender o eixo estrutural de desenvolvimento urbano, com as seguintes características:
  •      Ordenam o crescimento linear do centro;
  •       Caracterizam as maiores densidades demográficas;
  •       Priorizam a instalação de equipamentos urbanos;
  •       Concentram a infra-estrutura urbana;
  •       Definem uma paisagem urbana própria;
  •       Traduzem os mecanismos do planejamento integrado do uso do solo;
  •       Ordenam o sistema viário e o transporte coletivo;
Ou seja, por meio do planejamento do transporte público integrado se consegue racionalizar a própria vida urbana, gerando qualidade de vida para todos.
Um prova disso: Em 1974, 92% dos usuários da rede de ônibus local se deslocavam, cotidianamente, até a região central de Curitiba. Já em 2003, em função da estruturação dos corredores de transporte, apenas 30% dos usuários tem como destino o centro da cidade.
Na foto abaixo dá para entender melhor essa filosofia: em vermelho e em verde tem-se a via central. Em azul, as vias estruturais. É o seu conjunto que produz o efeito racionalizador urbano:

Terminais de Integração
Mais um ponto a considerar, que se apresenta como fundamental na estruturação do sistema de Curitiba, são os “terminais de integração” – estações que permitem a integração entre as diversas linhas que formam a Rede Integrada de Transporte (expressas, alimentadoras, linhas diretas e interbairros).
Ok, a publicidade de Duciomar informa que o BRT de Belém terá também esses terminais de integração. Mas estou convencido de que a turma desse prefeito infeliz não tem ideia do que é isso, de fato.
A questão é: o que será integrado? Em Belém, o máximo de integração que haverá é com as outras linhas de ônibus, todas elas de grande extensão e quase todas elas, em algum momento de seu trajeto, passando pelo mesmo corredor urbano que constitui o tronco do BRT.
Em Curitiba o BRT integra linhas alimentadoras mais curtas, com melhor atendimento aos bairros, ampliando o número de viagens a partir da diminuição do tempo de percurso.
Por lá, os terminais promovem ainda a estruturação dos bairros, concentrando atividades diversas no seu entorno.
A imagem abaixo mostra a estrutura de uma dessas estações de integração:

 Por fim, é interessante ver como o sistema de Curitiba possui toda uma coerência: não se trata de pensar somente o BRT troncal, tudo está integrado e a população identifica os componentes do sistema por meio das cores dos veículos, também reproduzidas nas indicações de direção. A imagem seguinte mostra a composição da frota da região metropolitana de Curitiba. Nela, podem-se ver os vários tipos de veículos, com sua capacidade de passageiros. Percebe-se como a coerência  a racionalidade fazem toda a diferença. O expresso troncal principal, por exemplo, tem apenas 2 linhas. Em Belém haverá 30, 35 linhas, sem nenhuma coerência.
Pior, as linhas troncais farão o papel, também, de linhas alimentadoras, complicando ainda mais a situação.
O quadro seguinte mostra a composição da frota do sistema de Curitiba:

Gestão e Operação do Sistema
Como funciona o sistema de Curitiba? Em síntese, uma lei, de 2008, criou uma empresa pública, a URBS - Urbanização de Curitiba S.A., a quem compete a regulação, o gerenciamento, a operação, o planejamento e a fiscalização do chamado “Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros do Município de Curitiba” e de sua região metropolitana.
Essa empresa não possui veículos. Ela contrata outras empresas que vão efetivar o serviço, apenas gerenciando todo o processo. Sua funções, em síntese, são:
  •      Contratar as empresas operadoras;
  •       Definir itinerários, pontos de paradas e horários;
  •       Determinar tipos e características dos veículos;
  •       Vistoriar a frota e fiscalizar os serviços;
  •       Definir o custo por quilômetro e propor tarifa;
  •       Controlar a quilometragem rodada e passageiros;
  •       Gerenciar a receita e remunerar as empresas por quilômetro rodado.
A operação do sistema é executada por empresas privadas, através de concessão. A estas empresas compete:
  •       Adquirir a frota de ônibus de acordo com as determinações da URBS
  •       Contratar e remunerar pessoal de operação (motoristas, cobradores, etc);
  •       Manutenção e limpeza dos veículos
  •       Executar as ordens de serviços encaminhadas pela URBS;
  •       Arrecadar a tarifa
  •       Repassar a arrecadação à URBS .
A relação das Empresas Operadoras do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba pode ser consultada através do link http://www.empresasdeonibus.com.br/empresas.php 

Para concluir, ainda uma informação importante: O sistema de Curitiba desenvolveu mecanismos de racionalização baseados na ideia de agilidade que podem render boas lições a Belém e a outras cidades. Exemplo disso é a tela mostrada na imagem abaixo, à disposição do condutor do veículo e que, por um simples toque, transmite instantaneamente a informação sobre situações de emergência, que podem ocorrer, à central de operações:


Também mostro uma fotografia da central de operações do BRT de Curitiba. Para mostrar como é importante a tarefa de gerenciamento do sistema:



Como é a tarifa?
A tarifa cobrada dos usuários do transporte coletivo constitui arrecadação pública, sendo recolhida pelas empresas operadoras e gerenciada pela URBS.
O Poder Executivo fixa a tarifa com base na planilha de custos do sistema, precedida de proposta da URBS.
Para quem se interessar em entender melhor, recomendo os seguintes links:
  • Composição da Tarifa: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/P...11_01_2009.pdf
  • Preço dos insumos: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/P...os_insumos.pdf
  • Metodologia utilizada para a composição da tarifa: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/P..._2009_site.pdf
  • Evolução da Tarifa: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/P...evolucaotarifa
Como é o pagamento das passagens?
Pode ser por dinheiro ou por meio de um cartão magnético, o que agiliza bastante a movimentação do sistema.

Em 2010, a URBS ativou 1.454,128 cartões transporte. 44% das passagens da RIT são pagas com o cartão. Há mais de 20 mil empresas cadastradas na URBS para a utilização do cartão transporte por seus funcionários. Deste total de empresas, cerca de 8 mil adquirem créditos de vale transporte por meio do portal da Prefeitura na Internet.


Os números do BRT de Curitiba
  • 2.365.000 PASSAGEIROS TRANSPORTADOS DIARIAMENTE
  • 1915 ÔNIBUS
  • 355 LINHAS
  • 364 ESTAÇÕES TUBO
  • 30 TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO
  • 6 CORREDORES DE TRANSPORTE
  • INTEGRAÇÃO COM 13 MUNICÍCIOS DA REGIÃO METROPOLITANA
Fica a lição para o futuro prefeito de Belém tentar salvar o BRT do Duciomar, fazendo uma obra mais decente e mais inteligente.

23 comentários:

  1. Muito interessante. Não sei se o Duciomar e a equipe dele chegariam ao fim da leitura, mas se conseguissem seria muito útil para esta pobre cidade de Belém!

    ResponderExcluir
  2. Olá professor Fábio, é realmente impressionante como esse BRT de Curitiba é bem planejado. No fundo, o que você está dizendo é que a base para o bom funcionamento de um sistema de transporte público eficiente é o planejamento e a visão de longo prazo. Todos acompanhamos como esse projeto do BRT de Belém foi pensado sem nenhum diálogo com o Governo do Estado ou com os outros municípios de região metropolitana de Belém. Pior: todos os usuários da Almirante Barroso e da BR-316 vivenciamos, no dia-a-dia, o caos completo que esse projeto está gerando. Tudo isso é sinônimo de uma coisa: incompetência para o planejamento e para o gerenciamento público. De fato, a prefeitura de Belém - e também acrescento, é claro, os candidatos a prefeito da cidade - têm muito a aprender com Curitiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, acho que é isso: planejamento preciso e com os olhos no futuro; é condição para o funcionamento da boa gestão pública.

      Excluir
  3. Obra eleitoreira e que transformou Belém num caos. Cúmulo da incompetência. Acabei de ver o horário político e o Duciomar apareceu, junto com o Anivaldo Vale, na maior cara de pau, para dizer que o BRT tem projeto sim e que não é uma obra de ocasião. Pois sim! Acredite quem quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo: obra eleitoreira, de ocasião e sem projeto. Prefeito incompetente.

      Excluir
  4. Olha, comparar essa obrazinha que estão fazendo em Belém com o profissionalismo dos caras do Paraná é fora de propósito. O negócio é esperar que o próximo prefeito de Belém forme uma equipe mais competente e tenha sensibilidade e humildade para refazer o projeto, corrigindo os erros cometidos pela patota que hoje governa Belém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensibilidade e humildade para repensar e reestruturar esse projeto são fundamentais. Mas até lá se gasta muito dinheiro público...

      Excluir
  5. Eis aqui um post realmente interessante, que nos ajuda a compreender os descaminhos de Belém. Tomara que Duciomar chegue ao fim da leitura...

    ResponderExcluir
  6. Esse papo de chegar ao fim da leitura está uma graça. Uma graça que, infelizmente, diz tudo. E demonstra a imensa incompetência dos gestores de Belém. Pobre cidade...

    ResponderExcluir
  7. Ahahaha, se bobear a tchurma do Dudú não vao entender nem os gráficos que vc mostrou...

    ResponderExcluir
  8. A questão principal é que não existe Projeto BRT Belém. Aquele teatro do absurdo armado na Almirante Barroso não passa disso e se inscreve no diário de louco desta "coisa" que governa a cidade. Ou vocês esquecem da "ciclovia" da Augusto Montenegro inventada nas eleições passadas ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, a "ciclovia" foi um "projeto" típico do Duciomar: um falso projeto, mais ou menos "espetaculoso". Quebrou-se asfalto, canteiros, derrubaram árvore e se atrapalhou o trânsito. Por fim, nada foi feito. A obra era falsa, foi esquecida.

      Excluir
  9. para que serve aquela sala com painéis? tem internet nos onibus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou de Curitiba, e pra tirar sua dúvida vou explicar. É que foi implantado no ano passado GPS em todos os ônibus, com isso, aquela é uma sala de monitoramento real onde os ônibus estão. Por exemplo; se acontece um acidente em alguma via, os gestores passam por mensagem para esse GPS que esta instalado nos ônibus sabendo que terá que fazer um desvio no local programado que eles estipularem, e isso vale para a tabela de horários também que tem que ser cumprido, se houver atraso eles saberão o por que.

      Excluir
    2. Não há como disponibilizar internet nos onibus para os usuários com a internet 3G...

      Excluir
  10. E para quem quiser ver como funciona a REDE INTEGRADA DE TRANSPORTE (RIT), segue um video pra quem quiser ver. É exatamente tudo o que o professor falou, mais no video vocês terão noção real de como é.

    http://www.youtube.com/watch?v=Wg5aL6Wck1Q

    Assistam e depois comentem ok.

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvida nenhuma esse BRT de Belém será igual ao de Curitiba, primeiramente que o sistema do BRT em curitiba foi projetada antes desse grande desenvolvimento da cidade, na década de 80 o sistema brt foi implantado em curitiba. sou paraense de belém trabalhei como motorista por 4 anos ai na viação princesa, na linha 872 - icoaraci alm. barroso, estou em curitiba ha 1 ano e meio, trabalho na transporte coletivo glória - www.tcgloria.com.br, e logo quando entrei como tinha carteira "E" e experiencia fui direto pro BRT, trabalho na linha SANTA CANDIDA CAPÃO RASO, gosto muito de trabalhar aqui não extresso como ai em belém priomeiro porque os onibus nao andam junto com os carros e ficam pela via expressa na canaleta, vejam um belo video da URBS (orgão da prefeitura que controla o transporte em curitiba)

    https://www.youtube.com/watch?v=Wg5aL6Wck1Q

    aqui sim é um exemplo de transporte para todo o mundo,

    ResponderExcluir
  12. curitiba é muito organizada . show de metropole. Conheço pessoalmente e principalmente neste quesito esá anos luz de qualquer cidade brasileira.

    ResponderExcluir
  13. Ubrs maior mafia qu existe ..Em 1970 foi EXPULSA de Sp, em 72 veio para ctba, Hoje Manda mas que a Prefeitura na cidade (alem do T.P, estacionamentos onde pode constri tal coisa, passa por cima do CNT) , no caso o Transporte juntos com os Gullins (empresas) descumpre Tudo o correto e ferra o sistema /funcionários e o Povo Aqui Subiu pa 3,70 Acabou a Integração e pra piora vai subir pra 3,90 em marco , menos de 1 mes depois de subir . DESREPEITANDO ORDEM JUDICIAL/M.P.. Alem de que os onibus é tudo veio sujo( terminais também) horarios e "carros" com horários horríveis .. Nasci aqui e vi o lindo vira um l1xo

    ResponderExcluir