Quem sou


Bom, no campo profissional sou professor e pesquisador adjunto da Universidade Federal do Pará, onde desenvolvo projetos de investigação científica na área de convergência de pesquisa da sociologia e das políticas da cultura, da comunicação e da identidade, com ênfase na pesquisa sobre dinâmicas de intersubjetividade, sociabilidade, produção da identidade e historia cultural.
Sou graduado em Comunicação, com habilitação de Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (1990), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1994), mestre em Estudo das Sociedades Latino-Americanas (opção Antropologia) pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2000) e doutor em Sociologia pela Université de Paris V (Sorbonne-Descartes) (2003).
Atualmente coordeno o Grupo de Pesquisa Sociologia da Cultura e da Comunicação na Amazônia e atuo no Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, da UFPA.
Fui Secretário de Estado de Comunicação no Governo do PT, no Pará. Também ocupei outros cargos e funções públicas: Secretário de Estado Especial para o Desenvolvimento Social (Governo do Pará), Chefe do Departamento de Comunicação da UFPA, diretor do Museu da Imagem, e do Som do Pará, Coordenador da Câmara de Políticas Sócio-Culturais do Governo do Pará, Coordenador da Área de Desenvolvimento Cultural da Fundação Cultural do Pará, Assessor Especial para o Planejamento Político na Casa Civil do Governo do Estado do Pará e delegado pelo Pará à I Conferência Nacional de Comunicação.
Aqui, uma síntese do meu CV, e aqui ele completo, na plataforma Lattes do sistema brasileiro de ciência e tecnologia. Tem que botar meu nome completo e abrir.
Aqui, um resumo do meu trabalho como pesquisador.
Aqui, uma lista das minhas publicações e aqui, uma página com vários artigos que escrevi.
Isso aí quanto ao trabalho.
Fora dele interessa saber que tenho péssima coordenação motora e que não dirijo bem. Não sei pintar, nem cantar e nem ler partituras.
Politicamente, sou um democrata de esquerda, filiado ao Partido dos Trabalhadores e internacionalista por convicção. Muito estou empenhado em produzir novas sínteses para pensar o modelo de desenvolvimento justo e sustentável para a região amazônica.
Culturalmente, me interesso por um monte de coisas: muitíssimo por literatura e por filosofia, mas também por história, geopolítica, fotografia, cinema, teatro, cultura pop, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário