7 de outubro de 2013

Bechara Mattar Diamond - tudo permanece sem resposta

Via blog da Franssi Florenzano vou aqui de longe acompanhando a questão do “Bechara Mattar Diamond”.

Enquanto as autoridades, empresários, Prefeitura, Governo e Secretário de Cultura envovidos na questão fazem ouvidos de mercador e nada dizem, tentando enterrar o assunto, surge ao menos uma boa notícia: de que a vereadora Sandra Batista (PCdoB) requereu hoje que a Câmara Municipal de Belém solicite ao prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho(PSDB), a suspensão da licença que permite a construção do shopping “Bechara Mattar Diamond”, no entorno da área tombada da Catedral da Sé e do Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha. O requerimento ainda precisa passar por votação no plenário.

Diz o requerimento de Sandra Batista: “O Centro Histórico tem que ser preservado, faz parte da memória do povo. Está na hora da Prefeitura tomar conta do ordenamento da cidade, como diz o Plano Diretor. O planejamento da cidade é competência do poder público. Construtoras e empresas fazem o que querem na nossa cidade. Nós não podemos permitir isso”.


É o que informa a Franssi. Quanto ao requerimento feito pelas várias entidades da sociedade civil ao prefeito, bom, espera-se o retorno do alcaide a Belém. Ele está em Portugal. Há 20 dias para que a resposta seja dada.

Precisamos estar atentos. Parece evidente que o projeto não inclui estudo de impacto de vizinhança e, ainda,  não vai oferecer estacionamento para seus clientes.

Evidente que um projeto com essa magnitude precisaria passar por toda uma série de audiências públicas. Mas Belém é Belém, e suas autoridades, bem como seus empresários, seguem pensano que podem tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário