29 de maio de 2013

O primeiro edifício mantido com algas é inaigurado em Hamburgo


Foi inaugurado recentemente o primeiro edifício que funciona a partir da energia fornecida por algas. Localizado em Hamburgo, o prédio foi inaugurado durante a exposição internacional “International Building Exhibition” e foi construído pela empresa Arup.

A fachada bioreativa foi construída numa espécie de segunda pele exposta ao sol. Os paineis, que se assemelham mais a tanques, contêm algas que se desenvolvem com a luz solar que incide diretamente e que é posteriormente transformada num combústivel do tipo biomassa. esse combustível é queimado num gerador do próprio edifício.

As algas alimentam-se do dióxido de carbono e de nutrientes que são fornecidos por uma bomba de água. Alguma energia advém também de painéis solares. O edíficio foi construído de forma a ser auto-suficiente e os painéis de algas fornecem também sombra aos ocupantes do prédio.

O prédio BIQ, como é chamado, é composto por 15 apartamentos. Edifícios com energia a partir de algas já tinham sido teorizados, mas nunca tinham sido efetivamente construídos, até agora.

Fonte: Wired

Um comentário:

  1. Olá!! encanta-me seu blog quisesse afiliarlo em meus sites e você enlaça ao mio, se aceita me responde com uma mensagem a emitacat@gmail.com
    beijos!!

    Emilia

    ResponderExcluir